sábado, 28 de agosto de 2010

A batalha de Megido

Uma aliança de cidades cananéias era liderada pelo rei de Cades no Orontes e o rei de Megido. A fim de reprimi-los Thutmose III (imagem ao lado em Karnak) marchou com seu exército em dez dias de sua fortaleza da fronteira Sileh de Gaza, a principal fortaleza egípcia em Canaã. Depois de outros onze dias chegaram a Yaham, onde realizou um conselho de guerra. Sabia que os cananeus tinham-se concentrado com suas forças perto de Megido para o qual existem três vias de acesso:

  1. norte
  2. sul
  3. central através de Aruna, menos facilmente defensáveis.
Os generais sabiam sobre a rota Aruna que estava sendo bloqueado pelas forças dos cananeus e aconselhou o faraó a tomar Yokneam ou rota Taanakh.

"Agora, dois (outros) as estradas estão aqui. Uma das estradas (eis que é [a leste de] nós, assim que ele sai na Taanakh. O outro (eis que é para o lado norte da Djefti, e nós vamos sair para o norte de Megiddo. Vamos continuar nosso Senhor vitorioso sobre a [eles], que é satisfatório [a] seu coração, (mas) não nos fazem ir nessa estrada difícil! " Inscrição do Templo Amon em Karnak - JB Pritchard antigos textos do Oriente, 1969: p. 234.

Tutmés rejeitou os argumentos de seus generais, estabelecidos na rota Aruna, atingiu o rio ao sul de Megido Qinah sem qualquer oposição.

Foi então que a disposição das forças cananéias ficou clara. Um contingente de soldados guardavam a estrada do sul de Taanakh. Os carros estavam concentrados em torno de Megiddo, aguardando as forças egípcias para atacar os soldados. Os egípcios os perseguindo iria quebrar o franco e poderiam ser atacados pelos cananeus cavaleiros escondidos.

Eis que Sua Majestade veio adiante, juntamente com seu exército vitorioso e que encheram o vale; deixar nosso vitorioso Senhor escutai-nos desta vez, e vamos aguardar o nosso Senhor para nós a retaguarda de seu exército e seu povo. Quando a traseira do exército veio direto para nós, então vamos lutar contra esses asiáticos e não teremos nenhum problema sobre a retaguarda do nosso exército.

A conquista de Megiddo e seus habitantes foi vital, e caiu após um cerco de sete meses. Todos os príncipes de todos os países do norte são colocados dentro dele. A captura de Megido é a captura de mil cidades.

As forças rebeldes dispersas, incluindo os reis de Megido e Kadesh, conseguiram reorganizar-se dentro da cidade, e ajudaram aos que tinham ficado fora a subir a muralha. Os egípcios, entretenidos saqueando o acampamento rebelde, perderam a oportunidade de uma rápida conquista vendo-se obrigados a sitiar Megido durante sete meses, depois dos quais a cidade foi rendida, ainda que o rei de Kadesh escapou. O botim conseguido pelos egípcios ficou anotado em Karnak:

  • 340 prisioneiros vivos e 83 mãos
  • 2.041 éguas, 191 potros, 6 sementales
  • uma carroça trabalhada em ouro, sua vara de ouro, deste vil inimigo; uma formosa carroça trabalhada em ouro do príncipe de Megido
  • 892 carroças de seu miserável exército ao todo, 924 carroças
  • uma formosa armadura de bronze pertencente ao príncipe de Megido, 200 armaduras de seu vil exército,
  • 502 arcos,
  • 7 varas de madeira do inimigo, trabalhadas em prata
  • 1.929 cabeças de ganhado grandes,
  • 2.000 de ganhado pequeno, 20.500 ovelhas.
(Posteriormente em Yenoam, Nuges, Herenkeru e outras cidades rendidas nesta mesma campanha tomar-se-ia mais botim, incluindo reféns e escravos).

Seguindo o costume da época, Tutmosis III tomou como reféns os filhos da cada um dos reis derrotados. Após ser educados na corte egípcia, foram devolvidos a seus lugares de origem, onde governaram com o consentimento do Egito.

A vitória de Megido foi só o começo da pacificação de Canaã e Síria. A esta batalha seguiriam uma série de campanhas, com periodicidade quase anual, que suporiam a expansão do poder do Egito até o norte de Mesopotamia.

Tutmés levou muitas campanhas mais em Canaã, e oito anos após a batalha de Megiddo tomou Kadesh no Orontes. Após a conquista do Retenu, ele construiu uma grande frota naval, que foi fundamental em sua extensão e influência egípcia sobre grande parte do litoral do Oriente Próximo. Seu exército poderia chegar a qualquer cidade costeira na Síria por via marítima, em 4-5 dias, enquanto a pé, a viagem iria demorar mais de uma quinzena. Surpresa foi uma importante arma em seu arsenal.


Fonte: Wikipédia ; Wikilingue e reshafim.org.il

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários