sexta-feira, 9 de julho de 2010

O Delta do Nilo


O Delta do Nilo é a região onde o rio Nilo se divide em vários braços para desaguar no mar Mediterrâneo, no norte do Egito. É uma planície com forma triangular (de onde provém o termo "delta"), com 160 km de comprimento e 250 km de largura.

– No Delta, o Nilo bifurca-se em dois canais principais:


  1. a oeste, o canal de Roseta, e
  2. a leste, o de Damieta.

Na Antiguidade era onde se localizava o chamado Baixo Egito, que consequentemente foi a região que mais sofreu a influência do período helênico.


História
O mais antigo período histórico desta região está profundamente enterrado sob sedimentos e é pouco conhecido, mas ninguém duvida da antiguidade de suas cidades ou de sua importância econômica desde os primeiros tempos.

O Delta oriental era um ponto sensível onde o Antigo Egito se comunicava com a Ásia. No final do Império Médio, essa região foi invadida pelos hicsos, povos asiáticos, e mais tarde se tornou a base do Egito para suas campanhas bélicas na Ásia.

Na XIX dinastia, a capital do Egito foi transferida pelo faraó Ramsés II para o Baixo Egito, na cidade de Pi-Ramsés (ou Per-Ramsés). Assim o Delta encabeçou a liderança do Egito. Mais tarde, no Período Ptolomaico e Romano, a sua proximidade com os centros políticos e econômicos do mundo antigo favoreceu o seu desenvolvimento.


Cidades antigas e modernas na região do Delta:

Alexandria
Almançora
Aváris
Bilbeis
Bubastis
Canopus
Damanhur
Damietta
Kafr el-Sheikh
Leontópolis
Mendes
Mit Abu al-Kum
Naucratis
Pelusium
Port Said
Rosetta
Sais
Tanis
Tanta
Zagazig













Notícia
O Egito comemora este ano, o 50º aniversário do início da construção do Aswan High Dam – é uma das maiores represas do mundo, no Nilo, no sul do Egito, construída para controlar a água, armazená-la para tempos de seca e está equipada para fornecer energia hidroelétrica. Mas acontece a erosão costeira e o processo de rebaixamento da superfície terrestre, por causas tectônicas e a compactação do solo do delta. A barragem bloqueia os sedimentos mais ao alto do Cairo e como resultado, o delta está afundando. O mar Mediterrâneo também está aumentado devido ao aquecimento global. Egito e as Nações Unidas vão fazer um estudo, sobre qual a prevenção para proteger o delta da invasão do mar.

O governo está com uma série de megaprojetos para aumentar a área habitável do país. O mais ambicioso é uma bomba gigante que desvia dez por cento das águas do Nilo para uma região desabitada, no deserto, para criar um novo Delta.
(cienciahoje.pt )


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários