sábado, 5 de dezembro de 2009

Corrente com pingentes no formato de moscas

O esconderijo funerário da rainha Ahhotep continha um conjunto de armas cerimoniais e outros objetos que eram raros nas tumbas de outras mulheres. Foi sugerido que esta rainha da 17 ª dinastia talvez tivesse sido esposa de Kamose, que começou a luta contra os hicsos pela independência. A expulsão dos invasores estrangeiros foi terminada por Amosis, que regeu um país unificado na 18ª dinastia. A posição aparentemente alta que Ahhotep ocupava, foi uma característica mantida ao longo da 18ª dinastia.

Esse tipo de colar é uma decoração militar conhecida como a "ordem das moscas douradas" oferecida pelo rei aos soldados que se tinham distinguido na batalha. Composto de uma corrente fina, presa por um fecho que atravessa um ilhós. Nesta corrente há 3 pingentes no formato de grandes moscas. Os insetos são retratados como se estivessem pousados no solo. As asas são lisas, enquanto o corpo é entalhado. A cabeça termina em 2 olhos grandes e proeminentes. Apesar do formato ser estilizado, as características fundamentais do inseto são facilmente reconhecíveis. Os anéis finos presos entre os olhos permitem que os 3 pingentes sejam pendurados à corrente.

O pingente encontrado na tumba de Ahhotep em Dra Abu el-Naga:
  • de ouro;
  • o comprimento da corrente de 59 cm;
  • comprimento do pingente de 9 cm.

Origem: 'Tesouros do Egito' do Museu Egípcio do Cairo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários