terça-feira, 22 de setembro de 2009

A beleza egípcia

O ideal de beleza é indissociável do esplendor do seu ser. O olhar de uma bela egípcia é claro, seu andar nobre, e seus dedos são como cálices de lótus. A egípcia tem o culto da beleza, deve ser magra, ter membros finos, quadris bem delineados, seios redondos e pequenos. Mas encontramos várias estátuas e estatuetas que mostram mulheres de simpáticas curvas, faces gordas e as vezes com musculatura firme. As deusas são eternamente jovens e esbeltas. O sorriso das egípcias, é a expressão perfeita de uma feminilidade feliz e acabada, tão radiosa que imediatamente seduz.

A convenção adotada pelos pintores exige que a mulher tenha a pele de um amarelo pálido e que a do homem seja de um vermelho acastanhado; um simbolismo relacionado com a luz doce e "hathórica", para a mulher, e uma energia vermelha "sethiana", para o homem.

A moda egípcia tem como principal elemento o linho branco e fino, mais ou menos transparente, que molda o corpo feminino com um toque de mistério. O vestido cingido de linho, descendo até os calcanhares e dotado de alças que passam por cima dos seios ou deixando-os à mostra, é o traje das belas damas do Egito Antigo, e atravessou séculos, e deu às egípcias uma inimitável nobreza, altivez que não exclui encanto nem doçura. É igualmente o vestido das deusas. Para trabalhar a mulher usa os seios nús, uma tanga, por vezes enrolada atrás, ou um vestido muito simples.

Apesar do seu gosto pelos trajes mais excêntricos, o Novo Império conservará o vestido clássico das origens. Mas as beldades de Tebas, Mênfis ou Pi-Ramsés adotaram o plissado e mangas curtas. Por baixo dos vestidos uma camisa muito fina. Essa peças são por vezes transparentes a fim de sublinharem a delicadeza do corpo. Túnicas e vestidos são tão estreitos que valorizam o contorno dos seios e das ancas, a delicadeza da cintura e a graça das pernas. A roupa interior eram tangas triangulares e mais nada. Para o frio usavam xales e casacos, pois o inverno era relativamente rigoroso, principalmente no Baixo Egito. Gostavam de andar descalças, mas existiam vários tipos de sandálias, desde a simples sola em papiro até o sapato em couro tingido e decorado.

Pulseiras nos pulsos e nos tornozelos, colares, diademas e aros ornados de motivos florais; anéis, brincos e pingentes. Ouro, prata, turquesa, ametista, cornalina e outras pedras semipreciosas serviam para fabricar essas pequenas maravilhas, que aumentavam a sedução feminina. As grandes damas possuíam verdadeiros tesouros.

A inalterável beleza das egípcias, era sempre ligada a Hathor, soberana do outro mundo; quando uma bela jovem, numa postura de suprema elegância, aspira uma flor de lótus, sente o perfume da ressurreição. Ela própria, transformada em lótus, renasce a cada instante, tornando-se a primeira manhã do mundo e o primeiro raio de luz.



O espelho
A princesa Sat-Hathor-Iunet, vivia em Illahun, na entrada da província de Fayum. Possuia um magnífico espelho para apreciar a sua beleza. O objeto era considerado muito precioso; o cabo era uma haste de papiro encimada pela cabeça da deusa Hathor, com orelhas de vaca, e essa coluna vegetal suportava a abóbada celeste. O espelho propriamente dito, tinha a forma de um disco polido e prateado. Prata, ouro, quartzo, cristal de rocha e lápis-lazúli eram utilizados na fabricação dos espelhos, manejados pelos iniciados durante a celebração dos ritos secretos dos templos. O nome do espelho é ankh, sinônimo da palavra que significa "vida". Para uma egípcia, ver-se no espelho não é apenas um ato estético, mas corresponde ao desejo de se identificar com Hathor, de participar da vida do céu e do Sol, evocado pelo disco de metal polido.
(esse espelho encontra-se no Museu do Cairo)




Origem: 'As Egípcias' de Christian Jacq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários