sábado, 1 de agosto de 2009

Unas

Unas foi o último faraó da 5ª dinastia. Reinou durante cerca de 30 anos, provavelmente entre 2375 e 2345 a.C, mas desconhecem-se muitos pormenores sobre a sua época. Durante o seu reinado o comércio externo esteve ativo, como mostram inscrições na ilha de Elefantina, onde se pode ver uma girafa, um animal exótico no Egito. Conhecem-se também várias cenas de guerra, mas estas parecem ter servido como propaganda oficial, não refletindo conflitos verdadeiros.

Construiu uma pequena pirâmide no complexo de Saqqara, a noroeste da pirâmide em degraus do rei Djoser, cujas paredes interiores estão cobertas com inscrições (hinos, feitiços...) que visavam ajudá-lo no Além. Estas e outras inscrições em túmulos de reis posteriores são denominadas como "Pirâmide Textos" e constituem para os investigadores modernos uma importante fonte para o conhecimento da antiga religião egípcia.

Julga-se que teve duas esposas: Khenut e Nebit, cujos túmulos são duas mastabas fora do seu complexo funerário. Este fato estranho, dado que seria de esperar que os seus túmulos fossem dentro do complexo.

Unas morreu sem deixar um herdeiro do sexo masculino capaz de governar, apesar de se acreditar que teve um filho, Ptah-Chepses. Em consequência seguiu-se um pequeno período de anarquia depois de sua morte, antes da subida ao trono de Teti, considerado o primeiro rei da 6ª dinastia. Teti casou com Iput, talvez filha de Unas, ato que certamente o teria legitimado como rei.

Com sua morte, a 5ª dinastia chegou ao fim, de acordo com Manetho, e também com a falta de herdeiros. Além disso, a 'Lista de Turim' insere uma pausa, neste ponto, que nos dá algumas pistas com:
  • a mudança de localização da capital e da residência real

Teti casado com a rainha Iput, que se acredita ter sido a filha de Unas, mostra não haver grande ruptura com a anterior dinastia. Uma porta em granito rosa no templo funerário de Unas, ostenta a inscrição dos nomes e títulos de Teti, o que indica que parte do templo foi concluído após sua morte. A ruptura entre as duas dinastias pode ter sido mais como um ato oficial.

A Pirâmide
Ele construiu uma pequena pirâmide em Saqqara. O seu interior é decorado com numerosos acontecimentos do seu reinado, assim como várias inscrições. Foi a primeira aparição das "Piramide Textos". Estes textos contém versos e feitiços. A "Pirâmide Textos" foram destinadas a ajudar o rei na superação das forças hostis e poderes no outro mundo e assim, juntar-se ao Sol deus Ra, o seu divino pai na outra vida. O rei, então, passa seus dias na eternidade velejando com Ra em todo o céu em um barco solar.

A Pirâmide do complexo de Unas está localizada em Saqqara, perto do Cairo. Inicialmente conhecida como "bonito são os locais de Unas" está arruinada, e mais parece uma pequena colina do que uma real pirâmide.

Textos que cobrem as paredes das câmaras funerária, juntamente com outros encontrados nas proximidades das pirâmides estão agora conhecida como a "Pirâmide Textos". Próximo a pirâmide, ao nordeste, existem mastabas que contêm as câmaras funerárias das esposas do rei.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários