segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tutmósis IV e a esfinge

Filho de Amenófis II, Tutmósis IV foi associado ao trono por seu pai e reinou durante cerca de dez anos – de 1412 a 1402 a.C – um período de calma e de esplendor em que o tempo parece ter parado. O Egito é o centro de um império em equilíbrio.

A múmia do rei, morto por volta dos quarenta anos, foi encontrada em mau estado de conservação. Mas o rosto manteve-se muito belo. É radioso e sereno, exprimindo uma inteligência viva e uma verdadeira vida interior. O requinte e a sedução destes tempos abençoados parecem gravados em suas feições.


Um sonho
Antes de subir ao trono, o jovem Tutmósis gostava de caçar no deserto perto da grande esfinge de Gizé, quase completamente coberta de areia. Os egípcios do Novo Império chamavam-na Harmakhis, ou seja, "Hórus no horizonte", consideravam-na o guarda da necrópole. O futuro soberano é comparado com o jovem Hórus. Cheio de vigor, disparava com o arco sobre um alvo de metal, caçava leões e fazia loucas corridas na sua carruagem com cavalos mais rápidos que o vento. Ao meio dia, Tutmósis sentiu-se cansado. Olhou para esfinge com respeito, senta-se sob a proteção do deus e adormece entre suas patas. Quando o sol está no zênite e um sono sagrado se apodera do futuro faraó, a esfinge aparece-lhe em sonhos e fala-lhe: 

"Se me libertares das areias que me sufocam, farei de ti rei. Meu rosto pertence-te, pertence-te o meu coração. Sofro, e o fardo que pesa sobre mim vai fazer-me desaparecer. Salva-me, meu filho."

Muito impressionado, Tutmósis deu sua palavra. E mandou desentulhar a esfinge, que recuperou o esplendor passado. Também ela manteve a sua promessa, fazendo de Tutmósis IV um grande faraó. Uma estela de 3.60 m de altura, em granito rosa, foi colocada entre as patas da esfinge para comemorar o pacto entre o deus e o rei, tendo sido descoberta no local em 1818.

No domínio internacional, Tutmósis IV, levou adiante uma política de paz ativa com as principais potências estrangeiras. Parece que os sírios forneceram bons pedreiros para a construção de fortalezas no Egito.

Casamento, para selar aliança com os Mitanni, o faraó manifesta a intenção de desposar uma princesa mitaniana – Mutemuia, e um grande casamento é celebrado. Trata-se de uma atitude revolucionária da parte de Tutmósis IV, porque segundo as regras, as estrangeiras tornavam-se esposas secundárias, mas Mutemuia, é elevada à categoria de "grande  esposa real" e será a mãe de Amenófis III. Posto que a rainha do Egito era a guardiã do sangue divino, vemos que o favor concedido pelo faraó aos seus novos aliados era importante.

O túmulo do rei continha um sarcófago em calcário decorado com os olhos do defunto ressuscitado. Deslocada, a múmia havia sido colocada sob proteção no abrigo no túmulo de Amenófis II. Quando foi descoberta, numerosos objetos e peças de mobiliário jaziam quebrados no chão. Tais indícios são sempre difíceis de interpretar. A idéia de uma perseguição especial contra Tutmósis IV parece posta à parte. Tratava-se talvez dos vestígios de uma antiga pilhagem.



No reinado de Tutmósis IV foi construído o maior obelisco conhecido (cerca de 45 m de altura), que se encontra hoje diante da Igreja de São João de Latrão, em Roma. Constitui o símbolo perfeito deste tempo, coerente e estável como o fascinante monólito que rasga os céus ante a glória da luz divina.





Origem: 'O Egito dos Grandes Faraós, História & Lenda' de Christian Jacq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários