terça-feira, 5 de maio de 2009

Tebas



Situada no local atual da cidade moderna de Luxor, quase a 750 km a sul da cidade do Cairo, a grande Tebas era a capital gloriosa do Egito por mais de 1500 anos. Foi a cidade mais dominante e mais sofisticada no antigo mundo. Originalmente foi nomeada de wasset "o cetro" e também foi conhecida pelo nome niwt "a cidade". 





– Tebas antiga foi dividida em duas partes fundamentais: 
  • o Leste de Tebas, a cidade dos vivos, onde se encontram os palácios reais, os templos de culto, os diversos edifícios da administração, os mercados 
  • o Oeste de Tebas, a cidade dos mortos (a necrópole tebana). 
O rio Nilo foi e ainda é a única barreira que separa as duas partes históricas da cidade. Tebas antiga estava situada nas periferias dos atuais templos principais da cidade de Luxor: 
– Karnak  
– Luxor 
ambos os centros religiosos foram consagrados fundamentalmente ao culto de Amon, Mut, e Khonso.

A partir da época da segunda unificação do reino egípcio pelo rei tebano «Neb-Hebet-Rá», Montohotep I, por volta de 2134. a.C , Tebas passou a ser a capital do país, tendo em conta que os monarcas da dinastia XI pertencem a essa cidade celebre, porém o deus poderoso na cidade daquela época não foi Amon, mas o deus da guerra "Monto". Quando os reis da dinastia XII deixaram Tebas e fundaram nova capital " Ithet-tawi", em Beni Suef, provavelmente Tebas perdeu uma grande parte da sua importância. Por volta de 1570 a. C  com a terceira unificação e a expulsão dos Hicsos, graças as batalhas prolongadas de libertação feitas a cabo pelos reis da dinastia tebana conhecida como a dinastia XVII, Tebas recuperou o seu valor e passou de novo a ser a capital do reino egípcio unido. Com a restauração da paz e sossego durante os reinados daqueles monarcas poderosos surgiu grande prosperidade comercial e artística.  Tutmés III, o grande faraó guerreiro expandiu os cantos do seu império para todas as direções do mundo então conhecido, o celebre rei mandou construir grandes edifícios ao longo do país sobretudo em Tebas, e durante o seu reinado longo,  Karnak foi de fato, um magnífico centro religioso no mundo inteiro. Naquela época quando o poder egípcio atingiu Ásia e Núbia, grandes quantidades de tributos das terras subjugadas eram remetidas a Tebas. Naquela época a palavra do faraó no seu palácio em Tebas fazia tremer os cantos do mundo antigo. Mensageiros, deligações e recados vinham para a grande Tebas, a rainha das cidades do mundo antigo. Por tanto os cidadãos tebanos viveram em prosperidade e harmonia enquanto o monarca regia e controlava imenso império e diversos súditos com firmeza e justiça. Tutankamon o faraó jovem regressa a Tebas, retaurando o culto tradicional de Amon. E assim outra vez Tebas recuperou o seu poder e prestígio. Durante a época da dinastia XIX e a  XX , Tebas permanece sendo grande capital oficial do país como uma das mais prósperas cidades do antigo mundo caracterizada pela sua riqueza e prosperidade em todos os setores da vida. Os grandes reis Seti I, Ramsés II embelezaram  a cidade com diversos edifícios. Após a conquista de Alexandre Magno, os Ptolomeus macedônios fundaram uma dinastia de 323 a.C a 30 a.C. e Tebas foi o nome grego dado a cidade naquela época. 

Luxor atual é uma cidade pequena que se extende 15 km do norte para sul. Tem cerca de 250.000 habitantes. A atividade principal da cidade é o turismo. A maior parte da população da cidade trabalha no turismo porém, ainda há uma atividade notável de agricultura sobretudo a cana de açúcar. Luxor está dividida em duas partes: 
  • leste de Luxor (a parte urbana de Luxor), com os dois templos famosos do Karnak e de Luxor, o aeroporto, a estação de Comboio, os ancoradouros de cruzeiros, os hotéis, os restaurantes, o mercado, as lojas de presentes 
  • oeste de Luxor que contem vilas e sítios ricos em monumentos como: o Vale dos Reis, o Vale das Rainhas, o Vale dos Nobres, Der El Medina, El Der El Bahari, Kurna, Medinet Hapo.
Tebas Antiga e sua necrópole é um Patrimônio Mundial da UNESCO no Egito. O sítio é constituído pelos últimos testemunhos da antiga capital egípcia.

– Tebas Antiga e a sua Necrópole é composta pelos sítios:
  1. Templo de Karnak
  2. Templo de Luxor
  3. Vale dos Reis
  4. Vale das Rainhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários