quinta-feira, 28 de maio de 2009

Osireion

Osireion vista aérea

O Osireion ou Osireu, conhecido também como "tumba de deus" está localizado em Abidos, no Egito, aos fundos do templo de Seti I. Um templo dedicado ao deus Osíris.

Foi descoberto pelos arqueólogos Flinders Petrie e Margaret Murray, que estavam escavando o sítio nos anos de 1902-1903. 

  • o Osireion foi construído originalmente em um nível consideravelmente mais baixo que as fundações do templo de Seti,  
  • imensas colunas e lintéis de granito de 100 toneladas, 
  • estilo arquitetônico muito diferente do templo de Seti, 
  • mais reminiscente dos templos do Império Antigo tais como o Templo do rei Quéfren. 

Existe um debate entre os egiptologistas sobre se o Osireion seria contemporâneo ao templo de Seti ou uma estrutura do Império Antigo, provavelmente datada a cerca de 2.500 a.C.



Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários