quarta-feira, 13 de maio de 2009

Medinet Habu

Medinet Habu é uma localidade arqueológica situada na margem ocidental do rio Nilo, no lado oposto a Luxor. Templo Funerário de Ramsés III, há vários relevos representando a derrota dos Povos do Mar durante o reinado de Ramsés III.

O templo lembra o Templo de Ramsés II (o Ramesseum). Contém mais de 7000 m2 de parede decorada, relativamente bem preservada e é cercado por um enorme recinto, que pode ter sido fortificado. A primeira entrada é através de um portão, conhecido como migdol – uma característica comum arquitetônica de fortalezas do tempo asiático. No interior do recinto, ao sul, são capelas de Amenirdis I, II, Shepenupet e Nitiqret, todos os quais tinham o título de Divina Adoração de Amon. O primeiro pilar leva a um pátio aberto, forrado com colossais estátuas de Ramsés III como Osiris. O segundo pilar leva a um salão de entrada, apresentando novamente as colunas em forma de Ramsés. Isto leva-se uma rampa que conduz (através de um pórtico com colunas) para o terceiro pilar e depois para o grande salão (que perdeu o seu telhado). Relevos dos chefes estrangeiros cativos também foram encontrados dentro do templo, talvez em uma tentativa de simbolizar o rei no controle sobre a Síria e Núbia. Havia uma estrutura de igreja no interior do templo, que já foi removida. Algumas das esculturas no principal muro do templo foram alteradas pelos cóptas.

As escavações do templo ocorreram esporadicamente entre 1859 e 1899, sob a assistência do Serviço de Antiguidades egípcio. Durante essas décadas, o principal templo foi limpo, um grande número de edifícios do período cópta removidos, e o Templo ficou acessível aos visitantes.


Templo de Medinet Habu

Vista aérea

Salão peristilo

Peristilo tribunal

Migdol-Entrada

Tribunal

Pilone



Origem: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários