sexta-feira, 10 de abril de 2009

Estilo Egípcio

A essência do estilo egípcio pode ser definida em duas palavras:
  • majestosidade e,
  • autoconfiança
Os egípcios talvez tenham sido o povo mais autoconfiante que o mundo conheceu. Eles não se viam como um povo escolhido; eram, pura e simplesmente, um povo.

A verdadeira essência da civilização egípcia foi a sua arte. Se pudermos entender a arte egípcia, damos um grande passo na direção de compreendermos a vida deste povo. A dinâmica da sua civilização parece ter sido um amor apaixonado pela ordem (maât) atravéz da qual eles procuravam dar às atividades e criações humanas a mesma regularidade de seu meio, de seu grande rio, de seu ciclo solar e de suas estações imutáveis.

Os egípcios não compatilhavam com os babilônios a paixão pela astrologia, mas usavam as estrelas como um dos muitos guias para o seu comportamento. Nenhum egípcio acreditava em um livre exercício de vontade em importantes decisões: sempre buscavam um presságio ou profecia ou oráculo.

Os egípcios elaboraram leis quanto à dieta, um dos costumes (como os rituais de purificação e circuncisão) que os disntinguia de outros povos. Os porcos foram proibidos por serem sujos. E, igualmente, de forma bastante surpreendente, também os peixes. A palavra egípcia que corresponde a proibido tem por símbolo um peixe.

Por Paul Johnson

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Egito

Duas grandes forças: o rio Nilo e o deserto do Saara, configuraram uma das civilizações mais duradoras do mundo. Todos os anos o rio inundava suas margens e depositava uma camada de terra fértil em sua planície aluvial. Os egípcios chamavam a região de Kemet, "terra negra". Esse ciclo fazia prosperar as plantações, abarrotava os celeiros reais e sustentava uma teocracia – encabeçada por um rei de ascendência divina, ou faraó – cujos conceitos básicos se mantiveram inalterados por mais de 3 mil anos. O deserto, por sua vez, atuava como barreira natural, protegendo o Egito das invasões de exércitos e idéias que alteraram  profundamente outras sociedades antigas. O clima seco preservou artefatos como o Grande Papiro Harris, revelando detalhes de uma cultura que ainda hoje suscita admiração.

Comentários